terça-feira, 18 de agosto de 2015

RETORNO

Depois de alguns anos de solidão, no exílio mesmo, retomo minhas postagens, agora livre das amarras e da visão estreita dos que se prevalecem do "poder" para intimidar. Aliás, nessa questão de intimidação cabe aceitá-la ou não. No meu caso, absorvi pelo todo, por não pensar só em mim, mas em toda uma Instituição, haja vista que desdobramentos até jurídicos poderiam ser desencadeados caso eu houvesse optado apenas pelo "eu posso". Foi melhor recuar até que os ventos passassem e eu pudesse dizer LIVRE EU SOU.

O BOM PASTOR

Nasci num lar cristão. Minha família sempre apoiou e se mostrou próxima dos pastores que lideravam nossas igrejas e nosso território. Propugnavamos por falar a linguagem universal da Instituição a qual prometemos servir. Na verdade, ao próprio Deus, que está acima de instituições sejam elas quais forem. 
Um desses aprendizados foi exatamente esse, de levarmos em conta, quase ao pé da letra, as orientações e determinações dos nossos lideres espirituais. O Ungido do Senhor precisava ser considerado como tal e contra Ele não ousávamos  levantar a voz. Nossas residências eram e continuam sendo frequentadas por esses Homens de Deus. Nossos descendentes, filhos e demais, também foram e continuam sendo orientados nessa direção. 
Não tenho nenhuma dúvida quanto a "santidade" desse ministério. São "seres humanos" separados para uma missão especial, por vezes espinhosa, sacrificante e que merecem de todos nós apoio e solidariedade. 
No entanto, nesses últimos anos venho me questionando se tudo o que me foi ensinado lá atrás mudou. Será que houve uma revisão sobre o "verdadeiro papel" dos ministros do Senhor? Teria havido um novo direcionamento? Estou defasado em meus conceitos, que se tornaram arcaicos? Vivo ainda uma atmosfera já superada e preciso, portanto, rever meus conceitos? 
Amigos, ainda sou do tempo do cântico " Vai buscar esses meus cordeirinhos". E, nesse contexto, foi me dito que estavam inseridas as boas e más ovelhas. Lembro, por exemplo da parábola da ovelha perdida. Foi uma ovelha rebelde, que desejou se separar, que foi em busca de outros pastos, de outros cenários, de aventuras. Era uma ovelha que merecia, aos olhos humanos, repreensão, puxão de orelha, castigo e até abandono. No entanto, a despeito dessa "rebeldia", o BOM PASTOR foi buscá-la. Aquele Pastor não sabia exatamente onde reencontrá-la, mas  "buscou-a com AMOR INCANSÁVEL" e não com vontade de dar-lhe uma surra. Ao tomá-la em seus braços, ternura e carinho foram os gestos do BOM PASTOR. Sua missão naquele momento não era a correção, mas a SALVAÇÃO. Daí minha inquietação por muitas situações que tenho presenciado e até vivenciado quanto a posturas absolutamente estranhas e contraditórias a tudo o que aprendi ao longo da vida sobre o tema. Afinal, qual a missão e responsabilidade do BOM PASTOR?
Hoje presenciou, estupefato, rancor, mágoa e ressentimento de muitos que deveriam primar pela unidade e não pela dissenção. Onde deveria haver o interesse pelo diálogo muitas vezes sobra autoritarismo, arrogância. Se há "um só rebanho e "UM SÓ PASTOR", não deveria haver interesse constante e determinação incontida no sentido de preservar a harmonia em vez se se tomar partido, subjugando a uns e demonstrando preferência por outros? Porque muitas vezes se motiva o exílio e expurgo de minorias, numa clara demonstração de "preferências" que acabam dividindo, rachando mesmo congregações? Volto a indagar: a intenção não deveria ser sempre a de agregar, manter junto, aproximar cada vez e cada dia mais, preservar e consolidar a unidade? A meditação matinal de hoje trás como verso principal: " Todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus", Gálatas 3:26. No segundo parágrafo diz "sua preocupação não era a lei, mas, sim, "apresentar Jesus e seu amor a meus irmãos". Ocorre que logo abaixo, na sequencia do texto ocorre a a frase "pois vi evidências marcantes de que muitos não tem o espírito de Cristo". 
O que me assusta em tudo isso é notar que alguns, investidos de autoridade conferida por assembleias, promovem, dinamizam, motivam e até recomendam a perseguição, o massacre das "más ovelhas". Outro dia ouvi um amigo dizer que havia recebido orientação de um líder espiritual pra se afastar de algumas pessoas porque seriam "arvores que não dão fruto". Ora, que contribuição esse tipo de orientação vai proporcionar aquele irmão incauto que ouve esse observação? Continuo questionando que a missão do BOM PASTOR é ir buscar, é SALVAR! Já ouvi falar de "ministros da palavra" que choraram pela má compreensão, de outros que sofreram agressões físicas, mas que não fugiram da responsabilidade com o rebanho como um todo.
Sou da época de João Wolf! Pois é! Minha família recebia em casa a visita de Claudomiro Fonsêca, convivíamos com Aldo Carvalho...Hoje, quando observo quem ignore que a única maneira de resgatar uma ovelha é amando-a, me entendo defasado, fora do tempo. Rancor, ódio, perseguição, ressentimento e isolamento não me  parecem ser marcas a serem seguidas. 
Espero e oro para que esse tempo tenha realmente sido encerrado em meu território. Que aproveitemos o momento para fazer ascender "um líder que ame seu povo", que nutra carinho pelas ovelhas rebeldes, que as ame e até chore por elas. Que realmente o AMOR do BOM PASTOR permeie em suas atitudes. Que possamos olhar para ele e dizer: "Eis aí um HOMEM QUE SABE AMAR SUAS OVELHAS E QUE TEM O ESPÍRITO DE CRISTO"!


SUCESSÃO I

Venho sendo muito procurado e indagado sobre quem será o novo Presidente da Associação Norte do Pará. Quero agradecer por toda essa credibilidade mas, saibam de uma coisa; eu seria a última pessoa a quem isso seria confidenciado. 


SUCESSÃO II

O que podemos, no máximo, é conjecturar. Nesse sentido, comenta-se que o próximo presidente está no território paraense e já exerce essa função em outra Associação.


UM ESCLARECIMENTO COM AUTORIDADE

Ha dois anos e meio frequentando o ENCONTRO VIDA posso declarar que desfrutei, no último sábado, de um momento muito especial naquela igreja. As orientações pastorais sobre o verdadeiro papel e a que se propõe o ENCONTRO VIDA me deixaram muito claro o sentido de missão que permeia todas as atividades ali desenvolvidas.

ENCONTRO VIDA

Aliás, ainda me referindo ao ENCONTRO VIDA, devo dizer que essa série HOLOCAUSTO, que está sendo apresentada as dezoito horas dos sábados de agosto é simplesmente extraordinária!

NOVIDADE!!!

É digno de registro e aplauso a iniciativa do Instituto Adventista Grão Pará em possibilitar a nós, pais de alunos, a condição de sabermos, via celular, o horário de entrada de saída dos nossos filhos naquele estabelecimento. Dá-nos mais tranquilidade!
Parabéns ao IAGP pela iniciativa!

VOLTAMOS!!!


Amigos! Estou de volta! Obrigado pelos muitos incentivos e motivações para que retomássemos esse espaço.
A escuridão terminou!
Um dia muito abençoado a todos!


Nenhum comentário: