quarta-feira, 26 de agosto de 2015

REPRESENTATIVIDADE

Queiramos ou não, os adventistas do sétimo dia, sobretudo nossas congregações e departamentos de igrejas dispõem hoje de representantes na área política. Jaques Neves na Assembléia Legislativa e Nehemias Valentim na Câmara Municipal de Belém. Embora trabalhem separadamente, ambos tem sido procurados para atendimento de muitas das nossas demandas. É certo que muitos desses pedidos não são institucionais. Ou seja, não são demandas que dizem respeito a comunidade como um todo. Existem pedidos isolados, individuais, de consultas, óculos e outros benefícios buscados por nossa comunidade, o que é absolutamente comum na vida pública.
O certo é que esses dois parlamentares, ambos afinados com o governador Simão Jatene, são procurados diariamente com toda sorte de pedidos.
Avizinha-se mais uma eleição, a de Vereador e Prefeito. Como Jaques e Nehemias marcharam em direções opostas no pleito de deputado estadual, é certo que isso volte a contecer, desta feita com Jaques apoiando uma gama de candidatos a vereadores e vereadoras nos mais de 140 municípios do estado do Pará, inclusive em Belém, o que o beneficiará em sua campanha a reeleição a deputado futuramente. Já o Vereador Nehemias, continuará sua marcha sólo, como tem sido até hoje. Nehemias já provou que é bom de voto, sempre se mantendo na casa dos 8.000 eleitores que sempre lhe apoiam em cada eleição. É bem verdade que menos de 30% são oriundos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, segundo sua assessoria. Sua maior e mais expressiva votação está nos bairros da Pedreira e Terra Firme, onde o Vereador tem projetos voltados a população.


QUESTÃO DE OPINIÃO

Por que quando alguém dá uma contribuição ou questiona algum procedimento administrativo de uma instituição é taxado como polêmico? Outra expressão muito usada a quem se faz ouvir é de "murmurador". Afinal, os grupos administrativos estão sempre 100% certos em suas tomadas de atitudes? Até mesmo quando contrariam decisões de assembléias deliberativas devemos olvidar seus feitos, silenciar e achar que "tudo está nas mãos de Deus"? É, realmente muito cômodo cruzar os braços fazer vista grossa e ignorar o que acontece no nosso entorno para depois ficarmos lamentando em rodinhas menores! Outros, que são da roda do poder, engolem sapos e baratas e só se manifestam quando algo lhes é desfavorável, e ainda assim, fora do fôro adequado, escondidinho, sem se dirigir a quem de direito, temendo perder o status que possuem.
O que é mais interessante ainda é que quando surge uma questão a nível nacional, muitos desses arvoram-se no direito de criticar e condenar o Governo Federal,o estadual ou o Prefeito de Belém, mas amarelam quando se trata de seus superiores. Não digo que os enfrentem ou os questionem publicamente, mas sequer se fazem ouvir, num silêncio que dá ojeriza.


INGRESSOS ESGOTADOS

Não há mais ingressos para Payssandú x Fluminense, que jogam na noite de hoje partida decisiva pela Copa do Brasil. A Augusto Montenegro será pequena. Perto de quarenta mil torcedores se aglomerarão no entorno e adjacências do Mangueirão. Ao povo que irá se deslocar para cultos nas igrejas, peço que tomem todo o cuidado.

Nenhum comentário: