quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

REVIRAVOLTA

Com o crescimento do Payssandú e o Remo caindo pelas tabelas o campeonato paraense de futebol vive um novo momento. Agora Sinomar, o técnico do Remo, balança e Nad, o do papão, respira aliviado.
A última rodada, desta fase, que clássica apenas quatro equipes, termina no próximo sábado com o Payssandú podendo ficar em segundo e o Remo em terceiro. Isso implica em dizer que o Payssandú jogaria pelo empate com o Leão Azul na semifinal.


HAMILTON MENEZES EM BELÉM

Depois de algum tempo, retorna a Belém o comunicador Hamilton Menezes. Vem para uma programação especial, na verdade um final de semana, na Igreja do Marco I. É bem provável que seja para a reinauguração da igreja, que segue com suas obras a pleno vapor. Não é necessário, mas digo que estarei acampado no Marco I a quando da programação.
Desde que trouxemos o Pr. Hamilton Menezes para uma semana de oração na Marambaia passei a nutrir por ele uma consideração muito especial.


INTEGRAÇÃO X EROI

Neste final de semana a União Norte Brasileira realiza seu primeiro grande treinamento do ano. Trata-se do EROI, Encontro Regional de Oficiais de Igreja. Trata-se, na verdade, de orientações e informações sobre o programa do ano que são repassados aos oficiais de igreja, com uma espécie de treinamento de como executar cada projeto. Na ocasião os administradores e departamentais de todos os campos se congregam na séde da UNB e de lá se comunicam com as igrejas, via parabólica.
No ano passado a Associação Baixo Amazonas adotou a idéia e saiu com o EROI por todos os grandes distritos pastorais. Nossos irmãos do interior aprovaram e se sentiram mais apoiados pelo Campo. Seria o caso de dizer que houve um custo razoável, mas o retorno foi compensador se levarmos em consideração a satisfação dos membros.
Só tenho uma dúvida: o EROI é o antigo Integração ou os dois existem?


COMUNICAÇÃO

Na última reunião de planejamento dos oficiais da Igreja da Marambaia nosso lider de comunicação local fez um comentário que venho chamando a atenção aqui no blog ha muito tempo: a questão da estrutura de comunicação da nossa Instituição (escolas, hospital, sedes administrativas e outros...) ser absolutamente incompatível com os resultados que apresenta. Antes que pensem que postulo a função, quero dizer que minha atividade profissional, na Câmara, não me permite isso.
Quando falo em estrutura, me refiro aos equipamentos e espaços disponíveis que não são explorados de acordo com os investimentos feitos. O comunicador da minha igreja pesquisa tudo, vasculha tudo e procura dar subsídios aos lideres dos departamentos sobre os mais diversos temas. Já perceberam como só tomamos conhecimento imediato das decisões e deliberações da nossa Instituição pelo BLOG DO OSÉIAS. Quem quer saber amanhã, depois ou não se interessa pelos acontecimentos que nos dizem respeito, tudo bem, fica alheio mesmo e não perde nada. A Igreja do Marco I vive dizendo que não conhece os departamentais, tanto da União quanto da ABA. Será essa uma realidade apenas dos nossos irmãos do Marco I?
É o caso de se pensar: mas o que ganho tomando conhecimento imediato das informações da igreja? As vezes alguém me pergunta como consigo esse ou aquele bom orador para a Marambaia. Por que será? Isso sem falar em outras conquista que preciso manter em segredo. Lembram daquele ditado que diz "quem sabe faz a hora, não espera acontecer"? O desconhecimento e falta de interesse faz com que nossas igrejas tenham sempre os mesmos anciões e membros se revezando nos púlpitos. Mas, esse desconhecimento não é apenas por falta de interesse dos membros. Nossas ferramentas precisam ser melhor utilizadas e colocadas a serviço da igreja. Por vezes tenho vontade de esmurrar o computador ao notar que um departamental ou administrador que já deixou a função ha meses continua com seu nome no site oficial da Instituição, exatamente no mesmo lugar e com a mesma função de outrora.
Não creio que sejam necessários mais investimentos. Devem, sim, os que tem a oportunidade de atuar na função, estar mais ligados, antenados e em consonância com a igreja, que é, na verdade, a maior interessada em saber como estamos caminhando.
Porque será que os desbravadores e os jovens, muito mais os desbravadores que os jovens,  conseguem mais êxito em suas programações? Porque nessas áreas as informações fluem rapidamente e com muito mais competência e esclarecimento.
Pensem nisso!!!

Nenhum comentário: