domingo, 5 de fevereiro de 2012

MÃESSANDÚ

...Essa é a expressão que um  amigo remista usa para mencionar o Payssandú, claramente com muita ironia e com o claro pretexto de gozar o "Campeão dos Campeões". Dr. Alexandre também assim se expressa em algumas ocasiões. Em respeito aos meu amigos não tenho seguido o mesmo caminho, evitando, na medida do possível, utilizar adjetivos que visem ridicularizar a equipe bicolor.
Agora, que o Payssandú foi uma "GRANDE MÃE" pro Remo neste domingo, isso foi e me permite utilizar pela primeira vez a expressão MÃESSANDÚ com muita propriedade. Afinal, quem colocou o Remo nas semifinais foi ou não foi o MÃESSANDÚ? Como é que o Remo perde em Santarém, longe de sua torcida, jogando um futebol ridículo, o que já era mais ou menos esperado e o "Time do Vizinho", que vinha numa ascensão, rotulado pela imprensa como o grande fenômeno desse campeonato, depois de vencer o clássico RE X PA e, logo em seguida superar o atual campeão paraense, o Independente, dentro de Tucuruí por 2 a 1, perde pro São Raimundo, também de Santarém, com a Curuzú lotada pela primeira vez nesse campeonato por 1 x 0?
Há dois detalhes que eu gostaria de considerar. O primeiro deles é que a imprensa paraense tem sido muito afoita em suas análises. A derrota do Remo pra Tuna na última quarta-feira dentro do Baenão e a deste domingo pro São Francisco, três numa semana, mostram claramente que vencer do Remo não é nada "fantástico". É bem verdade que se tratou de um RE X PA, mas a festa "digna de conquista de título" não era pra tanto. O segundo é justamente o "ôba-ôba" que a imprensa paraense fez, querendo fazer-nos entender que "os meninos" ou a "molecada" do Payssandú havia realizado um feito extraordinário. Afinal, o time do Remo é ruim ou é a equipe do Payssandú que está acima da média? Se a resposta for o segundo ítem, pode-se dizer que o São Francisco de Santarém e a Tuna, que também venceram o Remo estão nessa condição?  Ou, de fato, o Remo é que está apresentando um futebol medíocre?
De qualquer forma só me resta agradecer pelo brinde e grande papel de mãe que o Payssandú protagonizou neste domingo. Obrigado, MÃESSANDÚ!!!

Nenhum comentário: