terça-feira, 11 de dezembro de 2012

VAMOS A MEDITAÇÃO DE HOJE?

11 de dezembro Terça

 
Os Campos Ensolarados da Vida

 
Livraste-me da beira da morte, tiraste meus pés do abismo da destruição. Agora passeio livremente com Deus nos campos ensolarados da vida. Salmo 56:13, The Message

Cresci num lar que ficava nos limites da cidade. Bem atrás de nossa casa estendiam-se os imensos campos da fazenda leiteira, convidando-nos para empinar as pipas que nós mesmos fazíamos. Depois da fazenda, havia uma estrada e do outro lado uma grande planície que pertencia à base de abastecimento militar, mas aberta ao público. Uma árvore solitária se destacava naquele cenário, e perto dela havia uma quadra de concreto de 20 metros de extensão construída para jogar críquete. Arrastávamos o equipamento de críquete pela fazenda até chegar ao campo militar. Se andássemos mais um pouco, chegaríamos à plantação de trigo. Lembro-me de ter andado por ali, com o trigo quase da minha altura. Escolhi um bom lugar e deitei por cima do trigo. Fiquei ali, totalmente escondido do mundo, olhando para o céu. O zunido dos insetos era o único som que eu podia ouvir.
O sol australiano brilha forte. Toda vez que visito minha terra natal, esta é a primeira coisa que me chama a atenção: o brilho intenso da luz. Outro lugar que visitei que sempre associo à luz é a Irlanda. Não como os brilhantes raios solares da Austrália, mas uma luz de natureza mais suave e encantadoramente bela.
Nos dias de minha infância, eu caminhava despreocupadamente – sem chapéu, sem protetor solar. Hoje ainda caminho em campos ensolarados, mas com uma diferença: aprendi “a música dolente e imóvel da humanidade” (Wordsworth); senti o poder das garras gélidas da morte; espreitei o abismo da destruição. E o Deus da graça me concedeu a alegria e o conforto inexprimíveis de continuar passeando pelos campos ensolarados.
Na época em que fui aluno do Avondale College, na Austrália, o coral costumava entoar uma linda melodia: “Meu Deus e Eu” [HASD, 417]. Esse hino fala de uma pessoa que, segurando na mão de Deus, sai para caminhar pelos campos em Sua companhia. Eles conversam como bons amigos; riem juntos. Deus lhe conta a respeito dos planos que tem para a sua vida e, em seguida, o hino atinge o auge de sua letra ao falar do glorioso porvir, ocasião em que a Terra e seus curtos dias passarão. “Meu Deus e Eu” ainda caminharemos juntos, para sempre e eternamente.
Querido Deus, toma-me pela mão e caminha comigo hoje.
 
 
DEPOIS DAS OITO....
 
...Revelo a vocês como ficaram os distritos da Associação Baixo Amazonas em relação aos pastores que as liderarão a partir de 2013. O que posso adiantar é que o Pr. Edielmo saiu do Tenoné e assumirá o distrito da Pedreira. Quero estar na sua apresentação. O Pr. Dailson saiu do Coqueiro, o de S. Braz também e por aí vai...Daqui a pouco informo a vocês em matéria a parte como ficou esse quadro.
 
 
NOVO TESOUREIRO ASSISTENTE
 
Foi votado como novo tesoureiro assistente da Associação Baixo Amazonas o Sr. Rubens, que exercia a mesma função na Associação Sul do Pará, com sede em Marabá.
 
 
MEU CORAÇÃO
 
Algumas pessoas imaginam que nas matérias "mais contundentes" que publico o faço com ódio ou rancor. Foi-se o tempo! Na verdade o que faço é externar minha opinião sobre temas que imagino serem relevantes. Meu objetivo é alertar e contribuir para um cenário que, sob a minha ótica, pode ser bem melhor. Antes de postar qualquer assunto ou tema, me detenho a pensar o que teria levado essa ou aquela pessoa a tomar determinada direção ou a se posicionar e decidir daquele "jeito". Posteriormente, me desarmo e busco não acalentar qualquer sentimento que comprometa minha espiritualidade. Querem um exemplo? Gostaria de poder abraçar o Pr. Roberval Marinho. Sim, sinto saudades dele. Tivemos muitas diferenças, pontos de vista totalmente contrários, mas não guardo nenhum sentimento negativo em relação a sua pessoa ou ao seu ministério. Ou contrário do que muitos possam imaginar, não trabalho pela destruição.
 
 
UMA QUESTÃO DE OPINIÃO
 
Sempre reina muita expectativa, sobretudo ao final de cada ano, em relação ao quadro de matrículas das escolas e colégios que compõem a rêde adventista de educação. O que é absolutamente normal. Outro dia, conversando com um dos maiores pedagogos que já tive a oportunidade de conhecer, ouvi dele que é muito provável, e quase certo, que a diminuição no quadro de alunos das nossas escolas continue acontecendo, embora nesse momento todas elas estejam mostrando uma realidade animadora no seu quadro de matrículas, com o exemplo maior ficando com o Grão Pará, que já superou a marca de 300 alunos a mais que no mesmo período de 2011.
Voltando a avaliação do educador sobre o qual me referi anteriormente, disse-me que com os investimentos que o Governo Federal vem sinalizando, com o direcionamento de uma boa parte dos recursos do pré-sal destinados a educação, a tendencia é que a rêde pública de ensino melhore em muito sua qualificação, oferecendo condições mais diferenciadas a seus alunos.
Vamos aguardar pra ver se essa realidade se confirma.


CUMPRIMENTOS

Quero externar meus votos de muito sucesso a jovem Jéssica Guimarães, que recebeu o diploma de odontóloga em São Luiz no dia de ontem. Jéssica é filha do casal Ezequias/Risomara Guimarães. Os pais, como não poderia deixar de ser, se deslocaram de Joinville a Capital maranhense para celebrar mais uma vitória da família.

Nenhum comentário: