segunda-feira, 12 de novembro de 2012

DIA DO PERDÃO

Já fazem alguns meses que penso em compartilhar com vocês o assunto de hoje. Li essa meditação num sábado pela manhã e ela me levou as lágrimas. Me fez lembrar de muitas pessoas que sofrem por situações diversas. Não estou dizendo que elas estavam certas ou erradas. O que me preocupa é o "resgate" delas, o "retorno", muitas vezes impossível segundo a ótica humana. São pessoas que foram feridas, confrontadas, muitas das vezes, que saíram de suas igrejas para jamais voltar. Elas carregam em seus corações uma chaga, ferida que arde e dói até hoje. Volto a dizer que não estou justificando seus atos, sejam eles quais forem. Bem, vou deixá-los com a meditação matinal do dia 15 de setembro. Leiam, meditem e tirem suas conclusões:

DIA NACIONAL DO PERDÃO - 15 de setembro de 2012 (Meditações Diárias)



" Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Efésios 4:31, 32
Algum tempo atrás, um homem que não conheço me escreveu para partilhar uma ideia. “Creio que precisamos de um Dia Nacional do Perdão (ou semana), em que cada pastor e cada igreja escreveriam uma carta para cada membro afastado pedindo perdão por qualquer coisa que a igreja tenha feito que o tenha magoado ou prejudicado emocional ou espiritualmente”, ele sugeriu. “Há milhares de pessoas que costumavam fazer parte de nossa família e que nos deixaram por razões pelas quais talvez a igreja precise se desculpar.
“Não creio que nossas igrejas possam crescer enquanto tivermos pessoas cheias de raiva e amargura, tanto dentro quanto fora da igreja. Muitos membros foram emocionalmente prejudicados por palavras ásperas, ou até mesmo palavras bem-intencionadas, porém expressas da maneira errada ou no momento errado. Gostaria de sugerir que cada igreja faça um esforço conjunto para localizar os endereços dessas pessoas e enviar uma carta pedindo perdão por qualquer coisa que a igreja tenha feito para prejudicá-las.”
Partilho da preocupação desse irmão com membros afastados. Embora saiba que devemos manter o foco em Jesus e que basicamente cada um é responsável por suas próprias ações, também concordo que muitos membros afastados se sentem magoados e ressentidos devido a danos reais que sofreram na igreja. O perdão é um remédio maravilhoso. Trata-se de uma das palavras mais doces de nossa linguagem. O perdão é o caminho de Deus para a paz e a santidade.
Deus colocou o perdão em cada fibra de nosso ser. O ódio, a amargura e o ressentimento corroem nosso corpo, não apenas consumindo nossa força, mas também enfraquecendo o sistema imunológico. O ódio é hoje listado como uma das causas da pressão alta. Pesquisas revelaram que, ao encontrarmos o alívio para o ódio mediante a decisão de perdoar, a pressão arterial elevada causada por esse sentimento diminui.
O caminho da graça é o caminho do perdão e, portanto, o caminho para uma vida livre de maldade, amargura, raiva e ódio. Em vez de amargura, compaixão. Em vez de ressentimento, bondade. Em vez de ódio, perdão. Esse é o caminho para a plenitude de vida na Terra e para a vida eterna na presença de Deus. Tornemos hoje o Dia Pessoal do Perdão".


NOVA SÉDE, NOVOS LIDERES, UM DA UNB

No dia 12 de outubro deste ano líderes, entre eles pastores leigos e administradores votaram em Washington, EUA, a criação da mais nova sede administrativa na América do Sul. A reunião ocorreu na sede mundial da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O nome escolhido foi União Leste Brasileira, que abrangerá os estados da Bahia e de Sergipe, com cinco sedes regionais administrativas nas cidades de Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Aracajú, várias escolas, uma rádio e um internato com ensino superior. As atividades dessa nova sede administrativa deverão iniciar em janeiro de 2013.
Até esta data, sabia-se apenas o nome do Presidente dessa região administrativa, o Pr. Geovani Queiroz. No dia de hoje a equipe foi totalmente composta, ficando desta maneira:
- JA, Pastor Herbert Cleber;
- EDUCAÇÃO: Professor e Pastor Marco Góes (UNB);
- MORDOMIA: Pr. Josanan Alves;
- PUBLICAÇÕES: Geraldo Magela;
- MINISTÉRIO PESSOAL - Pr. Osmar Borges;
- MINISTÉRIO DA MULHER: Rosicler Queiroz.

Como eu havia dito aqui anteriormente, essas assembléias pelo Brasil podem continuar alterando o quadro dos lideres departamentais da União Norte.
Me perguntam como sei dessas coisas....Não sei de nada. Apenas sou bem relacionado e bem informado.
Quem assumirá a educação da UNB? Só posso dizer que em nossa região agora temos ótimas opções.


CURIOSIDADE

Fiquei pasmo em saber que Manaus é a capital brasileira com o maior percentual de adventistas do Brasil, com 2,78% da população. E pensar que outrora nossa Capital, Belém, era considerada a "Jerusalém do Norte"!
Hoje o Maranhão já nos olha pelo retrovisor!


FUI AO COQUEIRÃO

No último domingo dei um tempo do Sítio do HAB e fui fazer uma breve visita ao Coqueirão. O que ví foi uma grande mobilização de algumas sociedades de jovens preparando seus espaços para o ACAMP-JA,  que começará nesta quarta-feira.
Outra constatação é o fato que o auditório realmente não ficou pronto. Os trabalhos já foram suspensos e deverão recomeçar posteriormente. Teremos, sim, um coqueirão reformado e climatizado, mas só mais adiante. Não há piso, nem assentos definitivos. Cadeiras plásticas deverão ser colocadas para acomodar os quase 3.000 jovens que participarão do evento.

Nenhum comentário: