80 ANOS E UM EXEMPLO DE VIDA
No último sábado a noite me senti privilegiado. Após receber um gentil convite, compareci a programação de gratidão pelos 80 anos de uma "Grande Mulher". A despeito de sua baixa estatura, a Sra. Cleonice Vasconcelos, a matricarca da família Vasconcelos é, sim, o que se pode considerar um exemplo de mulher. Não é sem motivo que a Igreja Adventista Central de Belém confiou a esta senhora as funções de Líder dos Ministérios da Mulher e Lar e Família. Duas funções que só deveriam ser desempenhadas por pessoas que tivessem um histórico pessoal e familiar digno de ser seguido. É o caso da nossa querida irmã "Coló", cuja conduta de vida representa um verdadeiro ícone a todos os que tem de alguma maneira desfrutado de sua companhia e experiência. Repito: aos 80 anos esta "Mulher" recebe de seus irmãos a missão de responder pela coordenação da área feminina de sua igreja e das famílias também.
Foi uma bela cerimônia! Espôso, filhos, netos, bisnetos, demais familiares e amigos tiveram mais uma vez a oportunidade de se deparar com sua biografia. E que biografia!!!
Perdõe-me, irmã Cleonice, mas quem ganhou presentes, na verdade, fomos nós, os presentes a festa, por podermos receber os lampejos de sua conduta ao longo de toda a vida a nos contagiar e a nos fazer desejar ser iguais a Senhora.
Parabéns por esses 80 anos que a todos nós é motivo de orgulho!!!
E O ENEM?
Amanhã receberei um telefonema de um irriquieto educador por causa dessas reflexões que deixo agora. Mas, algo tem chamado minha atenção e detido minha curiosidade.
Já não é de hoje que ouvimos falar que o Colégio Adventista da Cidade Nova vem mostrando boa performance nos exames do ENEM. Isso remonta a época em que dirigia aquele Colégio a professora Ironildes Bussons. Não lembro o ano, mas o CACN conseguiu desbancar grandes rêdes de tradicionais instituições de ensino localizados no municípío de Ananindeua e em seu entorno. Uma avaliação mais apurada à época, mostrou que o Colégio havia assegurado a oitava colocação entre todos os participantes do ENEM no estado do Pará. Na época, também, o Grão Pará era quase o "fona".
A pergunta que fica é a seguinte? Se os professores são os mesmos, porque os alunos do Colégio Adventista da Cidade Nova conseguem tão bons resultados e os do IAGP não? Outra perguntinha bôba: a estrutura do IAGP e as condições de ensino não são superiores? Como explicar, afinal, essa realidade?
Resolvi ir a campo e fazer uma pesquisa sobre o assunto. Ouvi de uma educadora que isso passa necessariamente pelo apoio que o colégio pode vir a dar aos seus alunos. Caso a coordenação motive os alunos e lhes dêem condições, com um acompanhamento sistemático os resultados podem ser colhidos. Do contrário, caso esses sejam deixados ao "bel prazer", há também de se esperar resultados compatíveis. Em outras palavras, o resultado obtido pelo Colégio Adventista da Cidade Nova nos exames do ENEM está grandemente relacionado ao apoiamento técnico e pedagógico dos educadores.
Implica dizer, também, que o mesmo interesse pode não estar sendo observado no IAGP, que não tem priorizado o exame.
Conclusão, quem foca, valoriza e investe nos resultados colhe os melhores frutos. Ou não???
Nenhum comentário:
Postar um comentário