terça-feira, 20 de abril de 2010

TENHO RECEBIDO ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES, COM PEDIDO DE PUBLICAÇÃO EM MEU BLOG. EM ALGUMAS OPORTUNIDADES TENHO A DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA REVISAR O TEXTO, DENTRO DAS MINHAS LIMITAÇÕES GRAMATICAIS.

NO CASO ABAIXO, ISSO NÃO FOI POSSÍVEL E O AUTOR ESTÁ CIENTE DISSO, RAZÃO PELA QUAL EXIMO-ME DE QUALQUER RESPONSABILIDADE QUANTO AO QUE ABAIXO É EXPOSTO, ATÉ PORQUE O AUTOR DA MATÉRIA A ASSINA.



A Política


Muito se tem Questionado acerca de que o Cristão não deve se envolver em questões Politicas nesse mundo,entretanto Eu como Ex Secretário Municipal de Administração e de saude e a Quase 20 anos envolvido na política tenho visto centenas de lideres,irmãos e etc de diversas igrejas,sempre a procura de ajuda e nescecitando do apoio em determinada situação de seu dia a dia de poiliticos.

Os Deveres Civis (Conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações de ordem privada atinentes às pessoas, aos bens e às suas relações.) se aplicam a todos os cidadãos, independente de sua cor, religião ou situação financeira. Encontra-se na Bíblia o Senhor determinando a seus servos a necessidade de serem bons cidadãos, cumpridores das normas instituídas pelos governos.

“Todo aquele que não observar a lei do teu Deus e a lei do rei...” Ed 7.26
“Observa o mandamento do rei...” Ec 8.2
“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores...” Rm 13.1-7
“Se sujeitem aos que governam, às autoridades.” Tt 3.1,2
“Sujeitai-vos a toda instituição humana... quer seja o rei como soberano...”
1Pe 2.14,14
Não há dúvida quanto à necessidade de vivermos em submissão aos nossos governantes e honrá-los com nossas atitudes; porém, freqüentemente depara-se com cristãos insatisfeitos com os governantes (vereadores, prefeitos, deputados, senadores, presidente) e sobre eles tecem comentários terríveis, desonrando-os com conversas e afirmações que em sua essência, são comuns aos homens naturais. Em lugar algum, encontra-se o Todo Poderoso permitindo que seus filhos se levantem contra as autoridades constituídas, pelo contrário, a ordenação é que deve-se honrá-los.

“Não amaldiçoarás o príncipe do teu povo.” Ex 22.28
“Não amaldiçoes o rei.” Ec 10.20
“A autoridade é ministro de Deus para teu bem... a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” Rm 13.4,7
“Tratai a todos com honra, amai aos irmãos, temei a Deus, honrai ao rei.”
1Pe 2.17
É bom servimos a Deus, mas, isto implica em sermos exemplos em todas as questões. Jamais se deve assemelhar aos homens deste mundo em seus costumes e praticas notoriamente contrárias aos princípios deixados pelo Rei dos reis aos seus súditos.
Todo cidadão brasileiro é agraciado pela constituição federal com o Direito Político (O que tem por objeto as faculdades concedidas, e deveres impostos aos cidadãos, como, por exemplo, votar, ser votado, exercer cargo público), que concede a todos, igualdade para pleitear cargos eletivos, votar e ser votado.
É lamentável, mas, em anos eletivos, muitas igrejas se corrompem, perdendo de vista os seus objetivos primeiros: Servir a Deus! E deixa-se levar pela política, envolvendo-se e comprometendo-se vergonhosamente. Sãos pastores e líderes que literalmente “vendem” o direito do cidadão por migalhas e chegam ao cumulo do absurdo de levar em muitos casos homens sujos e com passado duvidoso aos seus púlpitos, para que exponha suas plataformas de “governo” mentirosas e enganadoras, com fim apenas eleitoreiro. É uma louca inversão de valores.
É errado o Servo de Deus candidatar-se a cargos públicos?

Creio que não seja. Na Bíblia encontra-se vários servos que foram políticos e exerceram cargos públicos (Davi, Salomão, etc.). Mas, entendo que em tais situações a vontade “literal” de Deus deve vir em primeiro lugar. É preciso que o Senhor seja consultado e que seja ouvido!
Político no Brasil está associado às pessoas que não agem de boa fé. É triste, vermos como tratam o dinheiro público, as muitas notícias de desvios e malversações de verbas, veiculadas na mídia são estarrecedora. O homem que conhece a Deus deve ser diferente, pagar o preço de ser um político que saiba honrar o compromisso com o Salvador e viver em honestidade (Pv 11.11; 14.34 e 16.12).
A posição da igreja deve ser de analizar muito detalhadamente a sua decisão de quem irá apoiar nas devidas eleições.Os políticos Devem ser encarados como líderes políticos, jamais, como líderes da igreja do Senhor. É impossível que haja vitórias e o mover soberano do Espírito Santo numa igreja, na qual, a política está infiltrada, movida por 1 lider que visa somente o interesse pessoal e não da ajuda a igreja no que se diz respeito aos interesses Eclesiaticos da mesma.

Entretanto Devemos nesse ano eleitoral,lembrar-mos de que estamos ai a vésperas de uma eleição e que não devemos ficar alheios as decisões de votar e por os lideres do governo e sem devidos lugares e pedir a Deus a sua orientação,pois,afinal de contas dependemos dos lideres políticos para a nossa sobrevivência no dia a dia, pois, são eles que decidem os rumos desse pais.


Por: Eliezer Melo de Freitas Guimarães
Ex. Secretário Municipal de administração
Secretário Municipal de saúde.

Nenhum comentário: