quinta-feira, 8 de abril de 2010

MOISÉS BATISTA E EU
Fomos colegas de turma no IAGP. No entanto, lembramos pouco daqueles dias. Na verdade só nos aproximamos a quando de sua formação como teólogo. Mais ainda quando Ele tornou-se administrador da obra.
Tive a alegria e o privilégio de participar de um dos mais importantes momentos da minha igreja tendo Moisés Batista como Presidente da então Missão Baixo Amazonas. O considero um dos três presidentes evangelistas da região norte. Como Ezequias Guimarães e Gilberto Ribeiro, o Pr. Moisés Batista tem o evangelismo na "veia", sendo um dos que não usa a justificativa de que a "orientação da UNB mudou" e por isso agora os batismos "precisam ter mais qualidade". Aliás, há quem diga que essa orientação jamais partiu de qualquer presidente da nossa União. Tanto é assim que os campos que experimentaram os maiores crescimentos na região norte foram aqueles que continuaram a investir pesado na missão da igreja, que é anunciar a salvação em Jesus Cristo e com isso levar pessoas ao batismo.
M. Batista foi o último grande presidente da Igreja que tivemos, haja vista que nosso amigo Jairo Torres não ficou por aqui com tempo suficiente para implementar seu estilo de trabalho.
Era prazeiroso participar dos concilios de anciões sob a liderança do Pr. Moisés. Seriamos capazes de ficar por uma manhã inteira ouvindo seus sermões, sempre motivadores. Dele é a colocação de que os anciões são na verdade os pastores da igreja local. Convenceu-nos nesse sentido ao mencionar que são os anciões que levam as cargas da igreja, cabendo ao Pastor Distrital o apoio, as orientações institucionais, os sermões e as visitas aos membros.
Dialogar, no entanto, não era uma virtude do Pr. Moisés. Lembro-me muito bem de um momento em que estavamos sem pastor e a Ele recorremos em busca de uma participação mais efetiva na escolha do novo pastor, mas fomos recebidos com a frase: " escolha de pastor é prerrogativa da mesa do campo e não podemos abrir mão disso".
Também foi no período em que foi Presidente deste Campo, ainda missão, que na área educacional tivemos grandes dificuldades em fazer-nos ouvir, como igreja. Felizmente, naquela época, tinhamos uma liderança na igreja local muito forte, com um presidente de conselho escolar que dominava tudo sobre o assunto e uma comissão de igreja que se fazia ouvir. Os avanços obtidos naquele período foram possíveis mais por conta da liderança da igreja que pela sensibilidade da Missão.
Resumindo, o Pr. Moisés Batista era um Presidente respeitado, porém, não amado! No entanto, ressalte-se que, a despeito dos três parágrafos anteriores, no Pastor Moisés Batista temos a última lembrança de um Presidente competente, motivador e empreendedor. Uma nota para sua administração? 08!
SITE DA ABA
Ao visitar o site da ABA, advinhem o que encontrei de atual? "Nadica de Nada"! E olhem que tivemos recentemente um grande encontro de comunicação em nosso Campo, que é mencionado ali. Fora isso mais o encontro de tesoureiros. Parece que não houve nenhum efeito positivo e inovador. Ou não há o que ser divulgado?
RETORNO APOTEÓTICO
Após retornar um um longo período de internação no HAB, Dona Flora recebeu toda a familia para comemorarmos os 30 dias do nosso querido Heitor e os 03 mêses da linda Ana Carolina na noite desta quinta-feira. Este evento deveria ter sido realizado ha mais de quinze dias, mas não foi possível devido ao estado de saúde delicado da nossa Matriarca. Era projeto da Flora realizar essa festinha que, além de homenagear nossos pequeninos, serviu para mais uma grande confraternização familiar.
DOMINGO SEM FUTEBOL
Não estou falando da falta de futebol no sítio do HAB pelo fato do gramado dos dois campos estarem comprometidos pelas chuvas, mas a minha atitude de ficar sem assistir a jogos neste domingo por dois motivos muito justificáveis. O primeiro deles é que depois de assistir a REMO 3 X 2 SANTA ROSA, com uma clara ajudinha do árbitro ao meu time, fiquei sem ânimo e prevendo o pior para a partida de domingo contra nosso maior rival. Não quero nem ver!
O outro motivo é que estarei na reunião do protótipo de pequenos grupos com meus irmãos da Marambaia e o meu querido amigo Pr. Geison. Ainda bem que tenho esta bela opção!
SAÚDE...
Na Marambaia teremos neste sábado uma programação especial, pela manhã e a tarde, do Departamento de Saúde e Temperança, muito bem liderado pela nossa irmã Raquel dos Anjos, que faz um exelente trabalho. Pela manhã teremos no púlpito o jovem médico Edgar Sobrinho.
A tarde a palestrante do culto jovem será a Sra. Leodeni Costa, nutricionista do programa vida saudável do Hospital Adventista de Belém.

Nenhum comentário: