A REALIDADE, DURA....
" UM PROCESSO NO BRASIL CONTRA UM CRIMINOSO DE COLARINHO BRANCO ENDINHEIRADO SÓ TERMINA EM MENOS DE 20 ANOS SE ELE QUISER".
Essas chocantes palavras são do Chefe da Controladoria Geral da União, Ministro Jorge Hage, sobre a legislação processual brasileira, sem paralelo no mundo. E se o criminoso não quiser? Se não quiser, não termina!
DEBATE
Ontem a noite tive a grata satisfação de dialogar, via facebook, com um grande amigo, que está prestes a concluir o curso de direito. Resolvi comentar uma publicação do amigo que se referia a greve dos professores do Estado, considerando, em seu comentário, absolutamente desnecessárias algumas iniciativas dos educadores. Fiz lembrar ao dileto amigo, por quem nutro grande admiração, que as grandes conquistas da população brasileira se deram por conta de muitos que nos representaram com muita luta, suor, lágrimas e até sangue. Em outros momentos parcela significativa da nossa população foi as ruas para exigir mudanças, chegando, até mesmo, a depor um presidente da República. Como eu e ele professamos a mesma fé, fiz ver-lhe que a cultura que trazemos em nossa esfera propicia esse tipo de postura acanhada e muitas vezes subserviente, por conta de "criaturas" intimidadoras que nos impõem condições apenas e tão somente de retaguarda. Não ousamos sugerir, discutir e mostrar indignação com atos que nos assombram e que sabemos, notadamente, serem absolutamente incompatíveis com a orientação que temos. Daí essa visão de "observar", criticar nos bastidores, ruas e portas de templos, mas não procurar quem de direito para se fazer ouvir.
O CAOS APENAS COMEÇOU
Belém viveu ontem seu pior dia de 2013. Chuvas fortes e torrenciais praticamente pararam a Cidade. E olhem que estamos apenas no início de um período chuvoso que meteorologia previa apenas para dezembro.
A greve dos professores da rêde estadual de educação também contribuiu para que o paraense e mais particularmente os moradores de Belém fossem assolados por uma série de notícias negativas e deixassem o nosso dia nada animador.
Para completar, uma refrega entre policias e meliantes em plena Avenida Almirante Barroso nos deram a sensação de estar vivendo um verdadeiro "dia negro".
QUEM ACREDITA?
O prefeito municipal de Belém, Zenaldo Rodrigues Coutinho, prometeu em entrevista coletiva entregar a primeira parte das obras do BRT, perímetro compreendido entre o Entroncamento e São Braz, em dezembro de 2013. Não tenho dúvidas do esforço cada vez mais concentrado da equipe que toca a obra. Mas, eis mais uma construção em nossa Cidade que promete não cumprir nenhum dos prazos estabelecidos.
Porque será, hein???
IMPRESSIONADO
Como é bom notarmos algumas iniciativas que nos deixam impressionados pelo espírito empreendedor dos que as criaram. Particularmente me refiro a estrutura da nova Escola Adventista do Coqueiro. Um projeto arquitetônico admirável! Muito provavelmente não conseguirá preencher todas as vagas disponíveis em seu primeiro ano de novas dependências, o que não tira o brilho da idéia. Contudo, tem tudo para conquistar os moradores do bairro do Coqueiro, onde os condomínios, prédios e outras iniciativas imobiliárias proliferam.
SACADA
Uma amiga se comunicava comigo na manhã de ontem a caminho de um dos bons restaurantes inaugurados recentemente em Belém. Tão logo chegou ao local deparou-se com algo que a deixou triste e decepcionada. Um médico adentrou o local com seu jaleco. Certamente saíra do plantão com a mesma vestimenta com a qual havia consultado e transitado dentro do ambiente hospitalar. A principio imaginei que sua indignação fosse por conta da falta de necessidade do médico se exibir como tal. Ao entender, porém, seus motivos, passei a incorporá-los. Chegando em casa, logo a seguir, deparei-me com a postagem ao lado, que reforça e não deixa nenhuma dúvida quanto ao entendimento da minha amiga, que deve ser o de todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário