quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LAMENTÁVEL!!!

Enquanto os partidários do governo anterior e do atual discutem a quem cabe o caos da in(segurança) que se instalou em nosso Estado, os casos vão se avolumando e chegando com mais rapidez aos nossos lares. Na verdade o que há é um grande descontrôle. Não há aparato policial ou estratégia que consiga frear a ação dos bandidos, que já se deram ao luxo de invadir uma agência de segurança para roubar uma grande quantidade de armas para utilizá-las, logicamente, em suas ações criminosas. É bem verdade que isso não ocorreu em nossa região, mas serve muito bem de parâmetro. Em São Paulo, Santa Catarina e Bahia os assassinatos de policiais e incendio de ônibus também se avolumam.
Ontem o funcionário da Associação Baixo Amazonas de nome Josiel foi a mais nova vítima dessa triste realdiade. Bandidos o atacaram e, a despeito de não oferecer nenhuma reação, recebeu um tiro, o que o fez passar por uma intervenção cirúrgica delicada, segundo o face de um dos obreiros da nossa Instituição. Segundo essa matéria, a atuação médica foi bem sucedida, mas o quadro do rapaz ainda inspira cuidados.
Oremos para que Deus lhe porporcione uma recuperação tranquila. Quanto ao trauma que fica, também só Deus para aliviá-la!


TEMA INTERESSANTE

Ontem fui abordado por um Grande Amigo (daqueles amigos que não são de ocasião, mas fazem parte da sua vida). Ele me chamou a atenção sobre minha matéria quanto a um possível crescimento qualitativo da educação pública, o que acabará por fazer com que o quadro dos alunos das escolas particulares venha a sofrer decréscimo. O amigo em questão, com muita habilidade e competência chamou minha atenção para alguns detalhes, discordando da minha tese. Como ele é um estudioso do mercado e tem como fonte de pesquisa periódicos semanais de muita credibilidade, procurei ler o que me escrevia no facebook, com muita atenção, já que suas colocações pareciam bem embasadas, embora o mesmo não seja um educador, como também não sou.
Entre suas colocações o amigo iniciou dizendo que a classe política e os governantes tem interesse que a realidade continue como está. Observo, a propósito disso, que a educação pública já experimentou alguns avanços, ainda que bem discretos. No que diz respeito ao interesse ou não da classe política em melhorar esse quadro, lembro que nossos governantes estão se renovando. É preciso abrirmos os olhos e notarmos que, a despeito de um Arthur Virgilio na Bahia e Roseana Sarney no Maranhão, temos Fernando Haddad em São Paulo, agora na Prefeitura, Alkimin, no governo do mesmo Estado, Eduardo Campos em Pernambuco, Aécio Neves, em Minas Gerais, postulante a função maior de Presidente da República, Beto Richa, no Paraná e o próprio governador do Pará que, embora já experiente e raposa na política, tem se mostrado inovador, pensando bem a frente que os políticos de sua geração. Ou seja, a realidade política está mudando. Com isso, a visão também muda. Hoje já se fala em três refeições para os alunos das escolas públicas, o que faria com que esses passassem o dia inteiro nas escolas. É óbvio que esses avanços não se darão do dia pra noite. Minha preocupação era, justamente, quanto ao futuro.
Portanto, esses avanços e conquistas serão constantes e contínuos. E notem que não citei em momento algum a questão da melhora pedagógica. Nem na matéria anterior, nem nesta.
Lembro que na minha época no Justo Chermont e no Donatila Lopes, escolas do bairro da Pedreira, não havia ar condicionado, nem merenda escolar.



NÃO RENOVARAM

Dois grandes amigos, saídos dos quadros da União Norte Brasileira no passado não tiveram seus mandatos renovados nas assembléias quadrienais que foram realizadas em seus campos atuais. Refiro-me aos amigos pastores Joel Carvalho, que exercia a função de secretário da AssociaçãoSul-Espiritossantense e do Pr. Gedeon Reis, que era departamental de educação na mesma associação. O destino de ambos deve ser distrito.
Vale lembrar que o Pr. Gedeon Reis fez um excelente trabalha na UNB.

Nenhum comentário: