terça-feira, 31 de julho de 2012

OS RECURSOS DOS INOCENTES

Ocorreu-me hoje, depois de assistir uma notícia dando conta do fechamento da Rodovia Br. 316 por funcionários da CEPLAC: O que tem a ver uma rodovia federal ser fechada por profissionais que reinvidicam melhorias? Porque não fecham a entrada da empresa? Porque não fecham as portas do Ministério Público ou do Tribunal de Justiça? 
Sabem o que realmente acontece? Perdemos a confiança em quem de fato deveria nos representar e por nos lutar? Não acreditamos mais em providências que deveriam ser normais, automáticas, que independeriam de pedidos, solicitações ou até mesmo radicalizações? Ou seja; não temos a quem recorrer!
Fazer o que? Foi preciso os "caras pintadas" irem às ruas para exigir a cassação do mandato de um presidente da República. Quantos estudantes precisaram ser espancados e alguns até perderem a vida até que a "meia passagem" fosse conquistada! Os idosos tem direitos que ninguém respeita e fica por isso mesmo. Os pobres precisam madrugar em filas pra obterem uma consulta e o mesmo ocorre com as mães que dormem na porta dos colégios para garantir vagas aos filhos em escolas públicas. E aí, você se pergunta: mas esses direitos já não estão garantidos na Constituição Federal? 
Ações como essas, de fechamento de ruas importantes, e de grande mobilidade refletem, isso sim, o desespero da população. É ruim pra mim, ruim pra você, para todos. Outros grupos fecham ruas pela falta de água, pela violência, pela falta de estrutura urbana nos bairros...Isso porque? Quem será por nós?
Chapolin Colorado? Bate-se a porta das autoridades e para sermos atendidos é uma luta, verdadeira odisséia. As audiências são marcadas, remarcadas e, quando ocorrem, são registradas, sem imediata solução do problema. Vamos condenar esse povo? Criticá-los? Antes de fazer isso, experimente passar dois ou três dias sem água ou energia elétrica em sua casa...Tente, mesmo de longe, se colocar na condição de uma mãe que acaba de perder um filho assassinado ao voltar da escola...Saiba o que é peregrinar pelas operadoras de telefonia sem obter resposta aos seus reclamos...Sentiu drama? Quer mais interrogações?
Você que, assim como eu, já foi ignorado em alguma reinvidicação ou ouviu chavecos e até sorrisos irônicos, sabe muito bem do que estou falando.
Ok, vou parar por aqui!!!

Nenhum comentário: