CONTRARIANDO EXPECTATIVAS
...Os jovens da União Norte Brasileira, ao contrário do que informei na semana passada, podem saber, sim, ainda esta semana, este ano portanto, quem será seu novo lider no complemento do quinquenio. Não será o Pr. Rafael, muito menos sairá dos quadros dos campos da nossa região administrativa. As possibilidades maiores são para um nome do exterior, um do Paraná e outro do nordeste.
Quem sabe a mesma reunião poderá definir a nova lider da AFAM, Ministério da Criança e Ministério da Mulher da UNB.
MINHA EXPERIÊNCIA EM PGs
Tive a grande oportunidade de participar de um protótipo de pequenos grupos coordenado pelo, hoje, presidente da Associação Baixo Amazonas, meu querido amigo Pr. Geison Florêncio. Foram dois mêses de treinamento da melhor qualidade ministrado para vinte e cinco membros de minha igreja, a Marambaia. Depois disso, conseguimos desafiar 17 lideres a assumirem os PGs. Procuramos seguir a risca as orientações emanadas do periodo de treinamento. Semanalmente visitei um por um dos pequenos grupos, alguns localizados em áreas de grande risco no que diz respeito a segurança. De maio a dezembro de 2010 doei-me integralmente a esse trabalho. Consegui doações para a confecção de camisas, tive o apoio do pastor da igreja e do primeiro ancião e vi, num primeiro momento, um olhar desconfiado dos demais anciões. A seguir, no entanto, quase todos aderiram ao trabalho e somaram conosco. Como era compensador ver PGs reunidos, alguns com até 17 visitantes não adventistas.
Iniciado 2011 vimos diminuir o número de pequenos grupos para 11, alguns desses funcionando com extrema dificuldade. Como a Marambaia me havia proposto outro desafio, coube a minha sucessora continuar o trabalho.
Bem, com tudo isso, creio que já posso dar minha própria opinião, pois julgo estar abalizado para dizer o que penso do trabalho em Pequenos Grupos.
Creio, sim, ser uma ferramenta muito útil na pregação do evangelho. No entanto, considerando os 11 batismos realizados em quase dois anos de PGs, entendo que a metodologia usada precisa ser aprimorada ou alterada mesmo. Ou se continua a trabalhar com PGs sabendo-se que os resultados virão a longo prazo e as vezes a longuíssimo prazo, muito mais estabelecendo-se uma rêde de amigos da igreja, tornando os batismos algo secundário, o que não é o ideal, ou acrescenta-se as reuniões, a cada uma delas, uma pimentada de evangelismo, estudo direto da bíblia mesmo, apontando, sem rodeios para Cristo como a solução para todos os problemas, levando os participantes e membros dos encontros a uma tomada de decisão que pode até não ser imediata, mas menos demorada, tornando os PGs mais produtivos.
É a minha modesta opinião.
VITÓRIA...
Regressei a pouco dos festejos da família do amigo Inaldo Souza. Sua filha, Mirllen Souza, jovem da melhor qualidade da Igreja da Marambaia, foi aprovada na difícil prova da OAB, faltando quase um ano ainda para a conclusão de seu curso de direito na UNAMA. A família regozijou-se com os amigos e, sobretudo, agradeceu muito a Deus pela vitória da Mirllen, que não foi fruto da "sorte" ou do "acaso", como bem disse o Pr. Ezequias Guimarães em suas considerações. Dedicação, aliada a busca de Deus foram os fatores que possibilitaram essa vitória.
Parabéns, Mirllen Talyta! Você merece todas as homenagens! O Céu se regozija com sua vitória, que é uma vitória de todos os jovens adventistas que entregam sua vida estudantil e acadêmica nas mãos do Criador.
O NORTE FICOU PARA TRÁS...
As 14h00 de hoje aviona para Joinville, Santa Catarina, meu querido e já saudoso amigo, Pr. Ezequias Guimarães. Ainda nesta terça-feira, já em solo da União Sul Brasileira assume definitivamente a presidência da Associação Norte Catarinense. É evidente que não irei ao aeroporto, pois não tenho coração para isso. Recebê-lo, ha dez dias atrás já foi duro.
Com o coração deveras apertado, desejo ao Pr. Ezequias, a professora Risomara e a Genine um período de muitas inesquecíveis bençãos nesse novo desafio. A Géssica (com G) mesmo, continuará em São Luiz concluindo seu curso de odontologia.
Na verdade é um "até logo". Lugar de paraense é na sua Terra, com os seus irmãos. Sua partida deixa um vazio, um vácuo, um sentimento de perda que somente poderá ser preenchido por você mesmo. A igreja que você deixa no norte, sobretudo no Maranhão, jamais esquecerá a benção que foi sua liderança e administração. Membros e funcionários o reconhecem como um Líder que fez e faz diferença!
Não se apaixone pelo sul, não! Pelo ministério, sim! Lembre que só aqui tem calor de 38%, frango no tucupí, chuva quase todo dia, Remo e Payssandú e urubús no ver-o-peso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário