NÃO DÁ PRA FAZER TUDO...
No início do ano minha igreja deu-me a missão de continuar atuando como coordenador de pequenos grupos e assumir a direção do ministério jovem. Na ocasião já sabia que seria muito difícil acumular as duas funções. Com o passar do tempo e, após o EROI, Encontro de Oficiais de Igreja, a "ficha caiu" definitivamente. Entreguei os pequenos grupos muito mais pelo compromisso assumido e desafiador de trabalhar com os jovens que pena minha vontade que era, sinceramente, continuar dando minha colaboração aos pequenos grupos, aos quais aprendi a amar, embora as dificuldades para dinamizá-los sejam muito grandes, sobretudo no que diz respeito a postura administrativa da nossa Instituição quanto aos mesmos. Pra vocês terem uma idéia, embora saissemos de dois para 23 pequenos grupos e houvessemos nos tornado um protótipo apoiado pela União Norte, jamais fui procurado ou participei de reunião de iniciativa do atual departamental de ministérios pessoais da ABA. Se consegui algum apoio isso se deveu a meus contatos diretos com a administração do Campo que, diga-se de passagem, jamais me faltou. Se tive a presença do MIPES da ABA em eventos de PGs isso correu por convite meu para uma celebração, a qual o Departamental comapreceu, falou por vinte minutos numa noite de sexta-feira e sumiu, embora o encontro tivesse se estendido até o sábado a tarde. E olhem que esse evento foi ainda no primeiro semestre de 2010.
Daí em diante passei a colocar em dúvida se realmente esse "estilo de vida" é prioridade e a "base", como tem sido dito nos discursos. Pra vocês terem uma idéia, quando cheguei ao EROI, este ano, depatei-me com uma linda bancada colocada no palco do Ginásio da \Escola Superior de Educação Física onde se lia PEQUENOS GRUPOS. Naquela ocasião, no entanto, a senha já estava dada e meu coração já havia entendido que retórica é retórica e ação é ação.
Hoje, no ministério jovem, tenho a oportunidade de receber treinamento e material a cada semana, praticamente, e na maioria desses encontros, desfruto da presença do departamental da área e sua equipe, sempre nos motivando e capacitando.
Afinal, PEQUENO GRUPO é BASE ou não? É o caminho ou só mais um caminho?
PRA DAR ÁGUA NA BÔCA...
O Santa Cruz, do Recife conseguiu levar ao estádio na partida contra o São Paulo mais de 47.000 pagantes. A renda chegou a quase um milhão, que ficou todinha com o time da casa. SPORT e o NÁUTICO devem ter ficado com uma baita de uma inveja. Afinal, o SANTA CRUZ ainda nem está garantido na série D e seus rivais tem vaga garantida na série B do brasileiro.
PARCERIA
Este ano de 2011 Igreja e Escola Adventista da Marambaia caminharão de mãos dadas no que diz respeito ao evangelismo. O Pr. Rubens tem buscado dialogar com administração da Escola e dela tem recebido todo o respaldo necessário nesse sentido. É bom lembrar que a EAMA tem quase oitocentos alunos, o que pode representar mais de 1.600 pais ou responsáveis e familiares que podem vir a ser convidados, envolvidos e alcançados de alguma maneira com a pregação do evangelho. Com um pouco de "inteligência", habilidade e joelhos no chão, como dizia meu bom amigo e evangelista Carlos Bussons, dá pra realizar um ótimo trabalho, para a glória de Deus.
A Presidência da ABA tem muito interesse nesse entendimento. Afinal, a Igreja como um Instituição é quem ganha. Não sei qual a postura do Departamento de Educação.
Fosse Valdir Mota isso seria impossível!
FOLGA???
Neste sábado e no próximo minhas atividades como lider de jovens da Marambaia serão mais lights e se resumirão mais a reuniões com minha equipe. Amanhã, 02/04, cederemos espaço ao departamento de Saúde e Temperança. No sábado seguinte haverá culto jovem distrital.
Aqui vai uma dica pra quem é lider de jovens: trabalhar com GAJAS é uma benção!
APOIOS
Outro dia recebi um e-mail de um amigo, líder de jovens de uma igreja muito querida desejando algumas dicas de como dinamizar mais sua sociedade de jovens. Ainda não pude responder-lhe diretamente mas aqui vão algumas iniciativas básicas:
- Em primeiro lugar, tenha uma boa equipe de colaboradores. A escolha de uma boa secretária pode determinar se sua carga será pesada ou não;
- Organize sua sociedade: de preferência divida a igreja em GAJAS. Essa é uma boa senha;
- Busque apoios - Se o pastor da igreja e os anciões estiverem ao seu lado você já tem meio caminho andado. Mas, não se atenha apenas aos apoios internos. Busque apoio Institucional. A ABA tem uma excelente equipe de assessores que apoiam e caminham juntos com o departamental. Em sua Igreja mostre aos irmãos que tem mais renda a importância de colaborarem para que seus projetos tenham êxito. O Ministério Jovem é o que mais promove a cada ano. No entanto, os recursos que lhe chegarem as mãos, transfira-os todos a tesouraria da igreja. De preferência eles já devem entrar diretamente no caixa da Igreja. Ressalto que esse recurso é do seu departamento! Utilize-o com responsabilidade! Não há a necessidade de você pedir permissão para usá-lo, desde que seja para os interesses da Igreja e comprovados com respectivas notas. Seu ancião jovem e o primeiro ancião devem ser seus maiores aliados.
Por último, vai uma dicazinha pessoal: reúna menos e execute mais! Não espere para tomar decisões importantes e que sejam para o crescimento da sua sociedade apenas depois de reunir sua diretoria. Consulte seu pastor, seu primeiro ancião e um dos diretores e vá em frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário