HISTÓRIAS DE RETIRO I
Aos poucos vão sendo expostos alguns episódios ocorridos nos retiros espirituais da nossa Associação.
Depois de reconhecer a incompatibilidade da função de líder da Sociedade de Jovens com sua estafante atividade como coordenadora pedagógica do IAGP, a professora Valtertliana pediu substituição do cargo, no que foi prontamente atendida pela igreja.
Não posso dizer o nome de seu substituto porque a Igreja ainda está encaminhando este nome. Mas, posso adiantar que se trata de um “top de linha”. Depois da leitura da ata na Igreja eu falo.
HISTÓRIAS DE RETIRO II
Pastor que não se “enturma” ou não gosta mesmo de ovelhas deveria exercer outra função. Talvez uma executiva, de gabinete, aquelas que permitem ao ocupante da função ficar emplumado, cheirosinho, tipo “patricinho”, O ocorrido em um dos retiros de um distrito da Região Metropolitana de Belém confirma isso.
Chegando apenas na segunda-feira ao retiro certo Pastor foi solicitado a realizar uma cerimônia batismal a qual, a principio recusou-se. Pressionado pelos líderes, entre eles os anciões do distrito, aceitou rever sua decisão.
Outro problema, porém ainda estava por vir. O batismo deveria ser realizado num igarapé. Novamente o Ministro recusou e impôs uma condição para a realização da cerimônia: os anciões deveriam conseguir um tanque ou algo semelhante pois o Pastor disse que não entraria em água preta. Conseguido o tanque, os lideres presentes esgotaram-se em longas horas para encher o mesmo manualmente, com pequenas vasilhas.
Nosso Campo ainda tem alguns “moicanos” remanescentes desse estilo. Dois já se foram.
Isso me faz conferir nota 1000 ao meu Pastor!!!
GAJAS, O CAMINHO
O melhor caminho a um líder de jovens é a implantação dos GAJAS em sua sociedade. Eles são parceiros para uma administração de sucesso. No retiro da Marambaia deram a tranqüilidade que a diretoria necessitava. Temos sete, com o alvo de 13. No dia 26 de março encerraremos o trimestre com batismo e tudo o mais.
PEQUENOS GRUPOS
Informo aos amigos que deixei a função de coordenador de pequenos grupos da IASD da Marambaia. Os desafios do Ministério Jovem me fizeram tomar essa decisão que me fere muito. Darei minha contribuição aos jovens com o propósito de estabelecer, como disse acima, 13 pequenos grupos de jovens. Com os 21 PG atuais, creio que chegaremos ao nosso limite.
Contribuiu para minha decisão o fato de não estar plenamente convencido que PG é prioridade na mente dos líderes de nossa Igreja. Creio que tudo fica muito no discurso!
Depois de lida a ata da comissão, informo aos amigos meu substituto.
ELOGIOS
Depois de um abençoado retiro espiritual é normal recebermos elogios, afagos e cumprimentos. Eles vem de todas as direções. No meu caso a idade e a experiência adquiridas não me permitem receber esses comentários como um adolescente ou “marinheiro de primeira viagem”. Dependendo de onde vem o “elogio”, assim mesmo, entre aspas, faço a triagem e acato com alegria os que são claramente sinceros. Como sei disso? Olho o retrospecto dos “elogiadores”. Se pela manhã, pelas costas, me criticaram, ignoro! Afinal, não acredito em conversão como um “estalar de dedos”.
Além do mais os cumprimentos devem ser dados a Igreja. No mínimo a minha diretoria como um todo.
Particularmente, posso dizer que há muito meu coração não experimentava tamanha felicidade com a execução de um projeto.
PEDREIRA BEM SERVIDA
O distrito da Pedreira está em boas mãos! Nada contra o Pr. Stevan, do qual era amigo pessoa. Inclusive o convidei a realizar uma semana de oração na Marambaia, que, por sinal, foi uma benção. Mas, o Pastor Guedelha tem algumas características que o recomendam. Dentre elas destaco sua simplicidade e a atuação vibrante de sua esposa nas atividades da Igreja. Dr. Lira, portanto, tem um Companheirasso!!!
Com a saída do Pr. Guedelha de Icoaracy assume aquele distrito o Pr. Telmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário