quarta-feira, 1 de setembro de 2010

TSE barra candidatura de Jader Barbalho com base na Lei da Ficha Limpa


O Jornal "O LIBERAL" deve amanhecer nesta quinta-feira com uma manchete estampada dando conta da rejeição da candidatura do deputado federal Jáder Barbalho, que concorre este ano a uma cadeira ao senado. Como se sabe os proprietários do Grupo Liberal são inimigos irreconciliáveis de Barbalho. Mas, no episódio, apenas estarão apresentando a verdade, haja vista que o Tribunal Superior Eleitoral decidiu dessa forma, conforme meu blog já havia previsto no dia de ontem. Veja matéria do site do ESTADÃO, abaixo. Está chegando a vez do meu candidato Paulo Rocha, que também não deve escapar.

estadao.com.br, Atualizado: 1/9/2010 22:13

Com base na Lei da Ficha Limpa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou por 5 votos a 2 nesta quarta-feira, 1º, o pedido de candidatura de Jader Barbalho, do PMDB, a uma vaga no Senado pelo Pará. Barbalho renunciou ao mandato de senador em 2001 para fugir de um processo disciplinar que poderia culminar na cassação do mandato e dos direitos políticos. Cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do TSE contraria decisão tomada anteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que havia autorizado a candidatura de Barbalho sob a alegação de que a Lei da Ficha Limpa não poderia ser aplicada a casos em que o político renunciou ou foi condenado antes de a lei existir. A Lei da Ficha Limpa foi sancionada em junho deste ano.

O TSE já havia barrado, na terça-feira, 31, a candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal também considerando a Lei da Ficha Limpa. Assim como Barbalho, Roriz renunciou ao mandato de senador em 2007 para fugir de um processo disciplinar.

Minha Observação: Aos candidatos que estão doando sacas de cimento e apoio financeiro a eventos, cuidado, mas muito cuidado mesmo!!!

Nenhum comentário: