domingo, 12 de setembro de 2010

O QUE MUDOU???


Não me perguntem o ano. Só sei que na época tinhamos como distrital da Igreja Adventista da Marambaia o Pastor Wellington Will. Sua postura em defesa dos principios e dos regulamentos e votos da administração superior da Igreja sempre eram muito firmes e contundentes! Pensem num descendente de alemão rigoroso! Em sua época ninguém podia subir a plataforma da Igreja de calça de jeans ou tênis, como fez meu amigo Wesin Ribeiro neste último sábado na Marambaia, com seu estilo absolutamente playboi.
Naqueles dias eu respondia pela assessoria politica do então Vereador Teobaldo Reis, um membro da igreja adventista, frequentador das nossas atividades, um apoiador de projetos e causas dos adventistas do sétimo dia. Sua mãe, irmã Clotilde, era membro de nossa igreja. Teobaldo foi, por muitos anos, ancião de nossa congregação, onde sempre desfrutou da consideração e respeito de todos.
Certa feita o Vereador Teobaldo marcou uma reunião com vários líderes de comunidades do bairro da Marambaia na residência de sua mãe, que ficava e ainda fica localidade bem próximo a igreja da Marambaia. Ocorre que sua mãe adoeceu e a reunião não mais poderia ser realizada no local marcado. Como desmarcar com os convidados? O problema de saúde havia surgido poucos minutos. O desgaste politico seria muito grande caso houvesse o adiamento do encontro.
Como aquele encontro era tão somente para a entrega de material, o Vereador Teobaldo solicitou-me promove-lo numa das salas de departamento infantil da Igreja, que também servia de sala de aula da escola adventista. Entendendo o momento, aquiesci ao pedido e a reunião transcorria com muita tranquiliade e já estava próxima do seu encerramento quando, não mais que de repente, chega ao pátio da igreja o nosso Pastor Distrital. Brancão como era, era nítida sua insatisfação com o que transcorria, a ponto de seu rosto ficar completamente avermelhado. Não é necessário dizer que chamou-me num cantinho e deu-me uma reprimenda como jamais havia recebido em toda a minha jovem vida de ancião, ainda debutante. Como se não bastasse, chamou o professor Teobaldo Reis e a ele se dirigiu de forma dura, pedindo-lhe que encerrasse aquela reunião naquele exato momento e que ela jamais se repetisse ali.
Fiz menção do episódio acima para "saudar" o novo momento que acaba de ser inaugurado em nosso Campo com a cessão do auditório jovem de uma das maiores e mais belas igrejas da região metropolitana de Belém para um encontro politico. Na verdade não sei se saúdo, de fato, esse episódio ou lamento que essa "abertura" tenha ocorrido. Confesso que quando tomei conhecimento cheguei a ficar eletrizado com a possibilidade de voltar a ser candidato. Isso me faria sair pedindo ou alugando salas de aula ou auditórios de todas as igrejas adventistas para encontros politicos.
Fico me perguntando: o que mudou? Hoje em dia se inaugurou uma situação na qual quem tem "patente" pode tudo. Sei de casos nos quais certo "Doutor" chegou a impor a nomeação de um protegido seu a administração. Basta, quem tem "dindin" e prestígio dar um telefonema que as portas se lhe abrem de uma forma quase absoluta. Se a questão é reclamar, seus questionamentos são logo tomados como emergências e se tornam prioridade, sendo logo atendidos.
Continuando nesse diapasão, logo, logo, veremos nossos templos serem utilizados com objetivos os mais diversos, que a alguém caberá o papel de dar chicotadas nos vendilhões e usurpadores.
Só espero que esses ventos não soprem na igreja que frequento!
Finalizando, deixo meu clamor: "VOLTA WELLINGTON WILLL"!

Nenhum comentário: